Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul



O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul está localizado em Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. É um dos mais novos circuitos do Brasil e dos mais seletivos do mundo. A pista tem extensão total de 3.531 metros, com 14 curvas de altíssima, média e baixa velocidades. Algumas curvas são feitas em mergulho cego, o que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos.

A principal característica do circuito é a seletividade. As curvas do Esse, a Ferradura e os esses de alta são consideradas pelos pilotos como sendo das mais desafiadoras e prazerosas do Brasil.

Inaugurada em 12 de junho de 2005, a pista já recebeu provas de quase todas as principais categorias automobilísticas do Brasil.

A maior velocidade registrada em provas automobilísticas de circuito foi de 264 km/h no final da reta dos boxes - marca obtida pelo Audi TT da família Negrão, na corrida da Endurance de 2005.

Em provas de arrancada (dragsters) a maior velocidade já obtida foi de 363 km/h em distância de 402m.

Em provas do motociclismo, as velocidades mais altas se aproximam dos 300 km/h.

O recorde oficial da pista pertence ao Fórmula 3 de Felipe Guimarães, que, em 16/09/07, completou uma volta em 1'12"913, à velocidade média de 174,324 km/h.


Redação

Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

JORNAL DO AUTÓDROMO

Jornal dos Vales - notícias