Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr "testa de tudo" em Dover





Estreando a marca Coldstone, Camaro #30 é o que mais voltas completas no único treino livre para corrida 

O único treino livre programado para a 28ª etapa da Nascar Nationwide Series foi intenso para Nelsinho Piquet. O dono do Camaro #30 percorreu nada menos que 84 voltas no oval de uma milha de Dover. Foi o competidor que mais acumulou quilometragem na exigente pista de concreto. 

"Tivemos muito trabalho, mas testamos de tudo aqui. Dover tradicionalmente castiga o equipamento e agora o time dispõe de diversas informações para chegarmos a um bom setup para a prova", afirmou o piloto, que registrou o 18º tempo do dia com 23s737.

Nesta etapa o Camaro #30 estreia um novo layout, para destacar a chegada da Coldstone como patrocinadora do brasiliense. O rede global de sorveterias opera em sistema de franquias e hoje está presente em mais de 1.500 pontos de venda espalhados por 25 países.

"Chegar ao mundo do automobilismo com a Turner Scott Motorsports é uma oportunidade incrível para nossa marca, declarou o presidente da Cold Stone Creamery, Dan Beem. O executivo destacou o estilo de pilotagem de Piquet Jr, "maduro e controlado, ao mesmo tempo em que é agressivo".

Nelsinho lembrou que a Coldstone é um de seus destinos favoritos quando tem vontade de tomar um bom sorvete e se disse honrado pela confiança da companhia em estrear na Nascar em seu Camaro. "Espero corresponder, levando o carro a uma boa posição em Dover", acrescentou o piloto.

Para a prova de 200 voltas deste sábado, a Turner Scott Motorsports equipou o Camaro #30 com o chassi TSM-335, que foi usado por Nelsinho pela última vez na corrida de Bristol em agosto.

A programação da prova determina o treino classificatório para 13h e a corrida de 200 voltas para 16h30 (pelo horário de Brasília). O Fox Sports exibe a prova a partir de 18h45.





quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GP Gaúcho de Motovelocidade acelera em Santa Cruz do Sul



Segunda etapa está marcada para os dias 5 e 6 de outubro com novos pneus slick para a categoria GP 1000
Bento Gonçalves (RS) – O GP Gaúcho de Motovelocidade acelera em Santa Cruz do Sul com a realização da segunda etapa, marcada para os dias 5 e 6 de outubro. A novidade será a inclusão de pneus slick para a categoria GP 1000, disponibilizados pela M3 Parts/Michelin. Além das superbikes, as corridas prometem muitas emoções com motocicletas a partir de 125 cilindradas. 

Com a inclusão dos pneus cuja principal característica é aderência, o nível técnico da categoria GP 1000 promete subir ainda mais. “Outro grande avanço é que o modelo é o mesmo utilizado no Campeonato Brasileiro da modalidade, o que ajuda bastante quando os pilotos do GP Gaúcho forem competir nas provas nacionais, eles já estarão adaptados”, comentou Lucas Milesi, da M3 Parts. 

“Os pneus slick trazem mais aderência e confiança ao competidor. Se houve quebra de recorde na pista de Guaporé na primeira etapa do GP Gaúcho pelo piloto Robson Portaluppi, imaginem o que mais pode acontecer com este produto. Todos irão evoluir bastante na pilotagem”, continuou Milesi. 

Portaluppi foi destaque da GP 1000 ao cravar 1min11seg094 em uma volta, recorde absoluto do circuito. Ele buscará a segunda vitória na competição em Santa Cruz do Sul, assim como: Rogério Gentil (GP 1000 Old Challenge), Eduardo Folle (GP Light), Elder Cabreira (GP Light Old Challenge), Luis Henrique Zottis (Turismo 600), Rafael Bertagnolli (GP 600), Juliana Dalmas (Turismo 600 Feminina), Marcelo Dahmer (Turismo 1000), Hebert Pereira (250cc), Rafael Portaluppi (300cc), Ernani Moraginski (250cc Old Challenge), Sérgio Correa (300cc Old Challenge), Helencris da Silva (300cc Feminino) e Vagner Pavoni (GPR 125cc). 

Com organização da Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos (AGEM), o GP Gaúcho de Motovelocidade tem o patrocínio de M3 Parts/Michelin e Sulfer. O evento conta com o apoio da Zuun Motorcycle, Chacal Fotografias, Curva do S, Revista Potência Máxima, Serjão Box Racing e Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, além da supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O site oficial é o www. gpgaucho . com. br.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Paranaense de Marcas chega ao fim domingo em Cascavel



Além dos campeões da temporada 2013, a prova de Cascavel irá definir também os 10 classificados para o Brasileiro de Marcas 1.6


CASCAVEL (PR) – O Campeonato Paranaense de Marcas termina domingo (dia 22/9), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Paraná. A programação da última etapa será desenvolvida sábado e domingo, com provas nas categorias Marcas A e Turismo.
Além de apontar os campeões da temporada de 2013, a etapa de Cascavel irá definir também os 10 classificados para o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6, que deverá ser confirmado para o Autódromo de Tarumã, no dia 1º de dezembro. O Paraná já tem garantindo para o certame nacional os cascavelenses Luiz Fernando Pielak e Edoli Caus Júnior, campeão e vice-campeão do nacional do ano passado.
A decisão do campeonato promete ser eletrizante. Gustavo Magnabosco, piloto de Santa Catarina, mas que disputa o Campeonato Paranaense, chega à final na liderança da categoria Marcas A, com 46 pontos, contra 42 de Michel Cristian Giusti e Valmor Emílio Weiss. Já na categoria Turismo A dupla paranaense formada pelos irmãos Ruslan e Andrei Carta, ocupa a primeira colocação, com 78 pontos.  Richard Heidrich está na vice-liderança. Com 57; ao passo que Jeferson Averbuck é o terceiro colocado com 42 pontos.

Classificação do Paranaense de Marcas
1º) Gustavo Magnabosco       , com 46 pontos
2º) Michel Cristian Giusti, 42
      Valmor Emilio Weiss, 42
4º) Leandro Zandoná, 35
5º) Natan Sperafico, 31
6º) Marcos da Silva Ramos, 30
7º) Davi Dal Pizzol, 28
8º) Jorge Luís Martelli, 28
9º) Sharbel Falcão El Hajjar, 22
10º) Luiz Fernando Pielak, com 21 pontos

Categoria Turismo
1º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta, com 78 pontos
2º) Richard Heidrich, 57
3º) Jeferson Averbuck, 42
4º) Roberto Baú/Billy John Zonta Gabardo, 33
5º) Guilherme Monteiro S. Scheer, 30
6º) Felipe Bortolotti Lobo, 23
6º) André Farias Conti, 23
7º) Mitsui Duzanowsky, 22
      Alexandre Laska Domingues/Eduardo M. Pavelski, 22
9º) Rodrigo Kostin, 21
10º) Geovane Ciesielski/Israel Morais, 18
        Carlos Alexandre Vaz/Marcelo Cordeiro, com 18 pontos

Legenda: 
Gustavo Magnabosco chega a decisão do Paranaense de Marcas na liderança

Crédito da foto: Orlei Silva/Divulgação

SDSAssessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo
Jornalista Responsável: Luiz Aparecido da Silva
Reg. Sind. Jorn. Prof. Pr sob nº 1.131
Fone (45) 9101-4555

Mercedes-Benz Grand Challenge tem seu primeiro piloto paraplégico no grid





Tales Lombardi dividirá um Mercedes C250 Turbo com Gustavo Marques, na equipe RSports, a partir da etapa do Velopark

SÃO PAULO, 19 DE SETEMBRO DE 2013 - O Mercedes-Benz Grand Challenge terá uma estreia especial na disputa da sua sexta etapa da temporada, que será realizada no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, entre os dias quatro e seis de outubro. Pela equipe RSports, Tales Lombardi dividirá a pilotagem de um Mercedes C250 Turbo adaptado com Gustavo Marques colocando seu nome na história da categoria como o primeiro piloto com paraplegia do grid. A expectativa de todos os envolvidos é alta em busca de um bom resultado.

Com 35 anos, Tales Nóbrega Lombardi, paulistano, viu sua vida mudar há sete anos quando sofreu um acidente de helicóptero. "Exatamente neste dia 19 de setembro, há sete anos, o helicóptero que estava pilotando teve uma pane no motor. Para não cair em um campo de futebol onde tinha crianças, joguei a máquina em um matagal e no impacto acabei fraturando a minha coluna", fala Tales.

"Acabei passando sete meses internado e quando estava me recuperando, já fora do hospital, meu pai acabou falecendo, por isso este foi um período específico bem difícil para mim", completa o piloto. Paraplégico, Tales trabalhou duro e conseguiu se reabilitar fazendo o que ama: correr. "Com a ajuda da minha família me recuperei e sigo minha vida normalmente, tirando o fato que agora estou dependendo da cadeira de rodas", completa Nóbrega.

Desde 2008 disputando competições de kart adaptados como a Copa São Paulo de Parakart e as 500 Milhas da Granja Vianna, além de disputar o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, Tales agora parte para um novo desafio. A disputa de um torneio nacional no Mercedes-Benz Grand Challenge. Sobre este passo à frente em sua carreira, o piloto fala. "Não estou conseguindo nem dormir por isso, não vejo a hora de começar", revela.

"Meu maior objetivo é quebrar esta barreira para mostrar que pilotos com deficiência também podem competir. Espero conhecer bem o carro, consolidar minhas parcerias para ter um grande final de ano no Mercedes-Benz Grand Challenge. Por isso, quero muito, também, agradecer ao Gustavo, com quem vou dividir o cockpit do meu carro, e a equipe RSports, do Leandro Romera, por nos ajudar a realizar este sonho", encerra Tales.

Ao lado de Lombardi o também paulista Gustavo Marques completará a dupla. Sobre este novo desafio, o piloto fala. "Depois de competir anos no kartismo ter a oportunidade de pegar um carro como esta Mercedes C250 Turbo e pilotá-la em vários circuitos do Brasil é a realização de uma meta. Todo o nosso empenho será em ter um grande final de ano na categoria e, assim, começar 2014 ainda mais fortes juntos", destaca Gustavo.

Carro e equipe

Para possibilitar a pilotagem de um competidor paraplégico o trabalho de adaptação na Mercedes C250 Turbo está sendo realizado para construir um acelerador e freio com acionamento manual. Supervisando este trabalho e como equipe responsável pelo carro, a RSports, de Leandro Romera, recebe seus novos competidores de braços abertos.

"Fiquei extremamente feliz por ser escolhido para tocar este projeto já que estou há anos no automobilismo e estamos todos trabalhando bastante para deixar o equipamento pronto. São dois pilotos extremamente profissionais, focados e acredito que será uma dupla bem interessante para todos acompanharmos", declara Romera.

"Tentamos inovar sempre e esta oportunidade é perfeita para incentivar uma transformação no automobilismo nacional abrindo portas para pessoas com deficiência e que podem competir de igual para igual com todos. Todos esperamos ter um grande final de ano juntos e também estou na expectativa pelas três etapas final com grande sucesso no Mercedes-Benz Grand Challenge", encerra Leandro Romera.

Informações

Todas as notícias relacionadas ao Mercedes-Benz Grand Challenge e ao Campeonato Sudamericano de Gran Turismo podem ser encontradas no site oficial www.portalgt.com.br. Além disso, as mídias sociais @Portal_GT, no Twitter, @PortalGT, no Instagram e www.facebook.com/portalgt são o meio de campo oficial entre os eventos e o seu público.





Paraná conhecerá os campões de kart de 2013 em Cascavel



A última etapa, com três provas, será disputada sábado e domingo no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Oeste do Paraná

 CASCAVEL (PR) – Os campeões paranaenses de kart de 2013 serão conhecidos neste fim de semana, em Cascavel. Sábado e domingo será disputada a última etapa do Campeonato Paranaense no Kartódromo Delci Damian, com promoção e organização do Kart Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Serão três provas em cada categoria.
A programação começa amanhã (sexta-feira), com treinos livres que vão das 8 às 18 horas, nas categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior A, Sênior B, Novatos, Super Sênior e F-4.
No sábado, os treinos de aquecimento serão das 8h10 às 8h40, indo à pista ela ordem as categorias Júnior, Cadete, Graduados e Mirim, Os treinos classificatórios, pela mesma ordem, serão a partir das 9 horas e a primeira prova a partir das 10 horas.  A programação do sábado à tarde prevê treinos de aquecimento das categorias Sênior B, Sênior A, Novatos, Super Sênior e F-4 das 13 às 13h47. O treino classificatório será a partir das 14 horas e a primeira bateria a partir das 15 horas.
No domingo, a programação da manhã terá treino de aquecimento das 8h10 às 8h47 para as categorias Júnior Menor, Júnior, Cadete, Graduados e Mirim. Pela mesma ordem, a partir das 9 horas serão disputadas a segunda prova, ao passo que a partir das 10h45, serão a terceira prova. Às 12 horas acontece a premiação das categorias Júnior Menor, Júnior, cadete, Graduados e Mirim. À tarde, o treino de aquecimento das categorias Sênior B, Sênior A, Novatos, Super Sênior e F-4 serão das 13 às 13h47. A segunda bateria começa às 14 horas e a terceira 15h45. Ás 17 horas está prevista a premiação.

Classificação do Paranaense de Kart após etapa de Maringá
Categoria Mirim
1º) João Vitor Jardim, com 33 pontos

Categoria Cadete
1º) José Muggiatti Neto, com 31 pontos
2º) Diogo Webber, 28
3º) Diego Dias, 21
4º) João Rodrigues, 20
5º) Pedro T. de Lara, 17
6º) Rafael Lisboa, 16
7º) Leonardo Sarolli, 13
8º) Matheus Pereira, 10
9º) Guilhermo Giacobo, com 7 pontos

Categoria Júnior Menor
1º) Edgar Bueno Neto, com 33 pontos
2º) Heloize Fátima da Silva, 24
3º) Pedro Gurgacz, 23
4º) Gustavo Jorge, com 18 pontos

Categoria Júnior
1º) Gabriel M. de Araújo, com 29 pontos
2º) Felipe Drugovich, com 22 pontos

Categoria Novatos
1º) Antonio A. Matiazi, com 33 pontos
2º) Gustavo do Lago, 26
3º) Nathaniel Bueno, com 25 pontos

Categoria Graduados
1º) Murilo F. de Barcellos, com 28 pontos
2º) Pedro Martinhago, 22
2º) Silvio Roberto S. Filho, 22
3º) Diogo Dalchiavon, 21
4º) Mateus Barella, 9
5º) Gustavo Myasava, com 8 pontos

Categoria Sênior B
1º) Roosevelt Mattos, com 29 pontos
2º) Jurandir Minatel, 26
3º) Wagner T. Carvalho, 24
4º) Luciano Karam, 23
5º) Luciano R. Munhoz, 19
6º) Alberto Brunholi, 11
7º) André Boroski da Cruz, com 5 pontos

Categoria Sênior A
1º) Jaime Agostinho, com 29 pontos
2º) Carlos E. de Souza, com 22 pontos

Categoria Super Sênior
1º) Osvaldo Drugovich, com 33 pontos
2º) Márcio do Lago, com 9 pontos

Legenda:
O cascavelense Gustavo do Lago, vice-líder da categoria Novatos, tenta conquistar o título em casa

Créditos das fotos: Mario Ferreira/Divulgação

SDSAssessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo
Jornalista Responsável: Luiz Aparecido da Silva
Reg. Sind. Jorn. Prof. Pr sob nº 1.131
Fone (45) 9101-4555

Experiente engenheiro uruguaio é trunfo de Daniel Paludo na Porsche GT3 Cup em Curitiba





Chuva deve acompanhar os pilotos na etapa paranaense, que será realizada neste sábado e contará com transmissão ao vivo do Portal Terra, do site oficial da categoria e em VT no canal Sportv

Em sua última visita fora do estado de São Paulo, a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil corre neste final de semana no autódromo de Curitiba, onde o piloto apoiado pela hamburgeria paulista Garage Burger, Daniel Paludo, conta com um importante aliado na busca pela sua primeira vitória na temporada: o experiente uruguaio Pablo Lopez será mais uma vez seu consultor

"A ajuda dele será muito importante nesta etapa de Curitiba, onde já conseguimos uma boa evolução na primeira vez que a Porsche esteve aqui neste ano e onde o ajuste do carro é um importante diferencial. O Pablo é bastante experiente e nosso entrosamento está melhor a cada etapa", diz Daniel, citando o engenheiro que já trabalhou com ex-pilotos de F-1 como Ricardo Zonta e Jacques Villeneuve quando trabalhava com o irmão na equipe Mico’s Racing, na Stock Car.

Os treinos começam amanhã em Curitiba, onde a chuva é prevista em pelo menos dois dias de atividade de pista.

"Pela previsão do tempo, o clima deve ser de chuva em todos os dias de treinos e corrida. Vai ser um desafio para todos os pilotos e espero poder voltar às primeiras posições do campeonato", disse Daniel Paludo, sexto colocado no campeonato com 87 pontos e a apenas 17 atrás do terceiro colocado (a cada etapa, 42 pontos estão em jogo).

"Tivemos uns problemas de freios na última etapa, mas espero que tudo esteja resolvido para Curitiba. Estamos andando bem no classificatório, mas precisamos ter uma constância maior nas provas para continuar a evolução", disse Paludo.

Os primeiros treinos livres da Porsche Cup Challenge Brasil já começam nesta quinta-feira (19), com os carros já indo para a pista às 12h30. As provas das categorias Cup e Challenge serão no sábado (21) a partir das 10h.

Ao longo de toda a temporada, o portal Terra transmitirá as provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil ao vivo. As provas também poderão ser vistas pelo site oficial da categoria (www.porschegt3cup.com.br). O canal Sportv também exibirá todas as provas em VT.

CRONOGRAMA PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE
ETAPA 6 - CURITIBA, PARANÁ
Dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2013

Quinta - feira, 19 de setembro de 2013:
12:30 - 13:30 (60’) Treino Opcional 1 - Porsche GT3 CUP
13:35 - 14:05 (30’) Treino Opcional 1 - Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
14:15 - 14:45 (30’) Treino Opcional 1 - Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
15:20 - 16:20 (60’) Treino Opcional 2 - Porsche GT3 CUP
16:25 - 16:55 (30’) Treino Opcional 2 - Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
17:05 - 17:35 (30’) Treino Opcional 2 - Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT

Sexta - feira, 20 de setembro de 2013:
10:00 - 10:45 (45’) Treino Livre 1 - Porsche GT3 CUP
10:50 - 11:13 (23’) Treino Livre 1 - Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
11:23 - 11:46 (23’) Treino Livre 1 - Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
12:25 - 13:00 (35’) Briefing TODOS OS COMPETIDORES
13:15 - 14:00 (45’) Treino Livre 2 - Porsche GT3 CUP
14:05 - 14:28 (23’) Treino Livre 2 - Parte 1 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
14:38 - 15:01 (23’) Treino Livre 2 - Parte 2 Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
15:35 - 15:55 (20’) Classificação - C1 Porsche GT3 CUP
16:00 - 16:10 (10’) Classificação - C2* Porsche GT3 CUP
* Somente para os 10 primeiros colocados no C1.
16:20 - 16:30 (10’) Classificação - Grupo A Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
16:40 - 16:50 (10’) Classificação - Grupo B Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT

Sábado, 21 de setembro de 2013:
10:00 - 10:50 (50’) Prova 1 - Porsche GT3 CUP
11:00 - 11:50 (50’) Prova 1 - Grupo B Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT
13:00 - 13:50 (50’) Prova 2 - Porsche GT3 CUP
14:00 - 14:50 (50’) Prova 2 - Grupo A Porsche GT3 CHALLENGE + LIGHT

* Horários sujeitos à alteração, sem aviso prévio.

Classificação do campeonato após 10 provas:
1) Ricardo Rosset, 150 pontos; 2) Ricardo Baptista, 144; 3) Marcel Visconde, 104; 4) Constantino Júnior, 96; 5) Tom Valle, 92; 6) Daniel Paludo, 87; 7) Pedro Queirolo, 82; 8) Maurizio Billi, 80; 9) Fábio Viscardi, 76; 10) Clemente Lunardi, 56; 11) Sylvio de Barros, 58; 12) Guilherme Figueirôa, 58; 13) Marcelo Franco, 56; 14) Roberto Posses, 55; 15) Adalberto Baptista, 53; 16) Gui Affonso, 37; 17) Sérgio Ribas, 35; 18) Charles Reed, 24; 19) Omilton Visconde Júnior, 10; 20) Carlos Falletti, 8; 21) Alan Turres, 8; 22) Vanuê Faria, 6; 23) Cléber Faria, 6; 24) Valter Rossette, 3 pontos.


Pilotos da GP 600 ansiosos pela quinta etapa do Moto 1000 GP em Interlagos





Corrida deste domingo abre segunda metade do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade e reforça exigência de bons resultados

  O Moto 1000 GP tem apresentado disputas acirradas em todas as suas categorias, panorama que assume destaque especial na GP 600. O equilíbrio na pista reflete-se na tabela de classificação – todo ponto será determinante na definição do título do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Vindo de uma vitória difícil na quarta etapa de 25 de agosto em Cascavel (PR), o gaúcho Rafael Bertagnolli, da BSB Motor Racing, é o líder na tabela com 76 pontos alcançados. Em seu encalço vem o paranaense Ademilson Peixer, da Moto 3 Racing Team, vice-líder depois de dois segundos lugares. O grupo dos quatro primeiros no campeonato inclui ainda o espanhol Manuel Jimenez, Grinjets SBK Racing, com 46, e o paulista Dudu Costa, da Mobil Rush Racing, com 44.

A quinta etapa, abrindo a segunda metade da temporada, será disputada neste domingo (22) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). O líder Bertagnolli antevê um fim de semana de acertos já testados em outras oportunidades, uma vez que na sexta-feira, excepcionalmente nesta etapa, não haverá programação de treinos livres. “Com menos treinos do que nas outras etapas, vai ser ainda mais importante trabalhar o referencial das outras etapas que tivemos em Interlagos, pegar o que deu certo naquelas duas e passar para a moto agora”, orienta. Esse fato fortalece a confiança do piloto. “Já ganhei duas vezes em Interlagos, mas honestamente não sei qual é o segredo para ganhar lá. Estou na liderança e o importante é marcar pontos pelo campeonato. Eu diria, hoje, que tenho mais condição de brigar pelo pódio do que de ganhar a corrida”, sentencia.

Peixer aposta no acerto de seus componentes para somar os pontos de que precisa para seguir na disputa pelo título. “Fizemos algumas mudanças que melhoraram bastante o rendimento da moto, trouxemos inovações de fora e as novidades já mostraram resultado em Cascavel”, conta. “No início do ano, quando voltei a correr, eu tinha uma desvantagem muito grande em relação aos outros pilotos, sobretudo em Interlagos, onde a maioria costuma treinar e correr bem mais. Hoje eu diria que essa diferença é bem menor, acho que equalizamos o potencial. Minha moto permite acompanhar o ritmo dos ponteiros, dos argentinos. Agora o campeonato aponta para a reta final e não há mais tempo para conversa. Vou a São Paulo em busca da vitória. Afinal, quem quer título tem que ganhar corrida”, filosofa.

Terceira no campeonato com Manuel Jimenez, a equipe Grinjets, que tem sede em Curitiba (PR), prepara-se para andar entre os ponteiros. “Vamos a Interlagos para reverter a situação no campeonato. Antes mesmo da etapa de Cascavel, fizemos um treino que foi específico para o acerto da moto para a etapa de São Paulo. Na teoria, pelo trabalho todo que foi feito, estamos na parada. É a hora de começarmos a reverter a situação do campeonato, de começarmos a reagir”, garante Gustavo “Gringo” Rodríguez, chefe de equipe de Jimenez.

Eduardo Costa Neto, o “Dudu”, fecha a lista dos quatro mais bem pontuados na GP 600, e isso o encoraja a buscar mais, até mesmo pelo fato de correr numa pista que conhece bem. “Graças a Deus vamos correr em casa, depois de chacoalhar bastante o avião”, brinca. A meteorologia admite alta probabilidade de chuva durante o fim de semana da quinta etapa em Interlagos. “Se chover, para mim, é bom negócio. Gosto muito de andar na chuva, meu retrospecto é bom na pista molhada. A meta é o pódio. Na última em Interlagos eu fui terceiro, e quero pelo menos repetir a dose”, finaliza o piloto.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.

MOTO 1000 GP – CLASSIFICAÇÃO DA GP 600
1º) Rafael Bertagnolli (RS/BSB Motor Racing), Kawasaki, 76
2º) Ademilson Peixer (PR/Moto 3 Racing Team), Kawasaki, 63
3º) Manuel Jimenez (PR/Grinjets SBK Racing), Kawasaki, 46
4º) Eduardo Costa Neto (SP/Mobil Rush Racing), Kawasaki, 44
5º) Sérgio Laurentys (BA/Tato Racing), Kawasaki, 44
6º) Sérgio Fasci (ARG/MG Bikes Yamaha Racing), Yamaha, 42
7º) André Veríssimo (SP/Motrix Scigliano Racing), Kawasaki, 37
8º) Marciano Santin (RS/Santin Racing), Honda, 34
9 º) Alex Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Kawasaki, 30
10º) Gustavo Ceccarelli (SP/ HPN Racing Team), Kawasaki, 25
11º) Marcus Trotta (SP/Motom) Yamaha, 22
12º) Ives Moraes (SP/Motom), Triumph, 15
13º) Raoni Farfan (DF/Suprema Kawasaki), Kawasaki, 12
14º) César Almeida (BA/Corujão Racing), Honda, 9
15º) Ígor Pacci Érnica (SP/Motrix Scigliano Racing), Yamaha, 8
16º) Gilvan Zeferino Costa (BA/HPN Racing Team), Honda, 5
17º) Giomar Milani (SP/ RPM Competicoes), Kawasaki, 5
18º) Rodrigo Souza (BA/HPN Racing Team), Honda, 4
19º) Edson Fibla (SP/RF Racing), Yamaha, 4
20º) Marcos Venicius (AP/HPN Racing Team), Kawasaki, 4
21º) Gabriel Da Silva (SP/ Grinjets SBK Racing), Kawasaki, 3
22º) Fernando Lira Júnior (PE/HPN Racing Team), Kawasaki, 2





WEC: Audi pronta para o desafio no Texas





• Campeonato Mundial de Endurance da FIA visita o circuito de Austin pela primeira vez • Audi R18 e-tron quattro chega para etapa deste fim de semana invicto na temporada • Chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich destaca: "Corrida importante em um mercado que significa muito para a Audi"


Ingolstadt, 19 de setembro de 2013 - A quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), que será disputada neste domingo (22) em Austin, no Texas (EUA), tem um significado especial para a Audi. Na América do Norte, o programa de motorsports da marca começou 14 anos atrás e, nesse período, a Audi venceu a American Le Mans Series (ALMS) nove vezes consecutivas; e triunfou nas 12 Horas de Sebring em 11 oportunidades - a mais recente, aliás, no último mês de março. Assim, a meta para a marca das quatro argolas neste fim de semana é vencer pela segunda vez em território norte-americano nesta temporada. Se concretizado, será o sexto triunfo consecutivo do Audi R18 e-tron quattro em 2013. 

A pista de Austin é um território totalmente novo para o WEC. Inaugurado em 2012, o traçado em sentido anti-horário tem 5.515 metros de extensão, 20 curvas e 41 metros de diferença vertical. Uma verdadeira montanha-russa das corridas. A preparação da Audi se dividiu, basicamente, em duas frentes: os pilotos usaram vídeos e o simulador para conhecer o traçado. Já os engenheiros trabalharam com simulações matemáticas para calcular as configurações básicas do Audi R18 e-tron quattro. 

Um dos maiores desafios para a equipe Audi Sport Team Joest é a temperatura que, embora não seja comum nesta época do ano, está acima dos 30ºC em Austin. 

Na disputa pelo campeonato, os dois carros da Audi são protagonistas de uma batalha intensa. Na última etapa, realizada em São Paulo, os carros #1 e #2 terminaram o treino de classificação separados por meros 0s05. Na classificação, os vencedores das 24 Horas de Le Mans, Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/ING) são os líderes. Mas Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA) se aproximaram na etapa brasileira e estão a 22 pontos da liderança, no momento em que a temporada chega a sua metade. 

A confiabilidade do Audi R18 e-tron quattro é um dos fatores responsáveis pela dobradinha da marca das quatro argolas na tabela de pontos. Desde que o modelo estreou, na temporada 2012, foram oito vitórias - sendo cinco consecutivas desde março deste ano. Campeão mundial de endurance no ano passado, o carro jamais abandonou uma corrida por problemas técnicos. 

Mas a América do Norte não é apenas um território importante para a Audi no ambiente de competições. O mercado de carros novos dos Estados Unidos tem apresentado um desenvolvimento positivo para a marca. Em 2012, a Audi vendeu 139.310 carros premium no país. Um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do aumento de 50% de clientes Audi nos Estados Unidos durante os últimos cinco anos. Em 2007, para se ter ideia, a Audi vendeu 93.506 carros. E o crescimento continua em 2013. Só no primeiro semestre, o aumento de vendas da Audi nos Estados Unidos foi 14% maior que no mesmo período de 2012. 

Voltando ao Mundial de Endurance, a corrida deste fim de semana no Texas poderá ser vista ao vivo através do site www.audi-motorsport.com, que transmite em streaming. Todas as informações da equipe também podem ser vistas no aplicativo Audi Sport, no Twitter e no Facebook. 

Tópicos do fim de semana
- A Audi vencerá sua sexta corrida da temporada em Austin?
- Esta será a primeira corrida realmente "quente" do ano?
- A diferença entre os trios líderes do campeonato aumenta ou diminui?
- A nova pista entrará para a lista de circuitos favoritos dos pilotos?
- Qual será o entusiasmo do público do Texas pelo Mundial de Endurance?

Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Esta promete ser uma pista desafiadora. A expectativa dos pilotos é que ela seja bastante exigente e eu espero que nosso time possa continuar o bom trabalho feito até aqui. É uma corrida importante, em um mercado que significa muito para a Audi, então queremos sair de Austin com um bom resultado."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "Para a Audi, os Estados Unidos representam um mercado importante na produção de carros, e também para as corridas, já que vencemos provas e campeonatos no país. É o que queremos novamente: vencer. Continuar nossa série de vitórias, agora em uma pista totalmente nova, é o nosso desafio e estamos bastante preparados para ele."

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Para nós, correr nos Estados Unidos é quase como correr em casa, principalmente depois desses anos todos competindo na American Le Mans Series. Nunca estivemos em Austin, por isso a expectativa é grande. Não apenas pela pista, mas pela cidade que também é interessante."

Declarações dos pilotos

Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Em São Paulo, venceu pela segunda vez na temporada do WEC.
"Temos uma pista sensacionalmente bonita esperando por nós em Austin. Eu, pessoalmente, gosto muito de correr nos Estados Unidos, porque todas as corridas lá têm uma atmosfera especial. A pista é bastante exigente até no simulador. A combinação de curvas de diferentes velocidades e raios deixam a volta em um ritmo muito forte. Posicionar o carro com precisão também vai ser importante, por causa da largura da pista. Vamos ver o que acontece."

André Lotterer (31/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Viajou para o Peru e para Nova Iorque depois da corrida em São Paulo.
"Vamos para uma pista completamente nova. Então trabalhamos em duas frentes para nos preparar: assistir os vídeos de outras categorias nessa pista e estudá-la no simulador. No primeiro treino, a meta é se familiarizar o mais rápido possível com o traçado. O primeiro trecho me lembra a pista de Suzuka, no Japão, mas também tem vários grampos, como tem sido típico em pistas novas. Ouvi vários comentários positivos sobre Austin, e espero poder ser competitivo no fim de semana."

Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Junto de Lotterer e Fässler, diminuiu para 22 pontos a diferença para os líderes do campeonato;
• Venceu com a Audi nos Estados Unidos em março (12 Horas de Sebring) correndo com Marcel Fässler e Oliver Jarvis.
"Gosto de correr nos Estados Unidos e estou ansioso para conhecer Austin. Assisti algumas corridas que foram disputadas recentemente lá, e me pareceu uma pista bem interessante. Além disso, o público norte-americano é realmente muito apaixonado pelas corridas e tornam o ambiente especial."

Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• No sábado seguinte à corrida de São Paulo, se casou com Gaëlle, agora sua esposa;
• Pela segunda vez seguida, encara uma pista nova.
"Depois de São Paulo, Austin é, neste ano, a segunda pista onde eu vou correr pela primeira vez. Na televisão parece muito bonita. Tem subidas e descidas, parece desafiadora na parte técnica, tem trechos de alta velocidade e curvas longas. Me parece uma boa mistura de coisas e será divertido pilotar o Audi R18 e-tron quattro por lá."

Tom Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• Autor da melhor volta nas 6 Horas de São Paulo;
• Campeão da American Le Mans Series em 2002 com a Audi.
"Particularmente, eu sempre gostei de correr nos Estados Unidos. Sobre a pista, ouvi apenas elogios. Cada volta oferece uma enorme variedade de situações. O primeiro setor tem curvas rápidas, o segundo é marcado pelos hairpins e o terceiro tem uma seção 'Mickey Mouse' com várias curvas de baixa velocidade. Isso significa que o carro precisa encontrar o equilíbrio entre estabilidade em alta velocidade, torque e agilidade nas curvas."

Allan McNish (43/ING), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• Campeão da American Le Mans Series em 2000, 2006 e 2007 com a Audi;
• Na última passagem da Audi pelo Texas, em 2007, foi o melhor piloto da Audi e vencedor da categoria LMP1 em Houston.
"A pista de Austin inspira muito entusiasmo, seja na Fórmula 1, nos protótipos ou nas motos. Um circuito que mistura seções bem rápidas, longas retas, com hairpins e curvas longas. As altas temperaturas vão ser um desafio para nós e vai exigir bastante trabalho em conjunto com a Michelin."

Informações da pista

Extensão: 5.515 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação: -
Recorde na corrida: -
Pole position em 2012: -
Melhor volta em 2012: - 

Loïc Duval fala da volta em Austin

"A reta de largada já é bem diferente, porque tem um trecho em subida. Isso resulta em um ponto de freada avançado para fazer o grampo, que é a curva 1. É um trecho onde precisamos tomar cuidado com os toques na largada. Depois vem uma série de cinco curvas rápidas onde a aerodinâmica é crucial. O ritmo delas diminui na curva 8, permitindo que o carro chegue mais calmo nas curvas 9 e 10. Uma pequena reta e temos outro grampo. É importante acelerar cedo para aproveitar toda a longa reta que vem na sequência - principalmente porque o final dela é um ótimo ponto de ultrapassagem. O raio das curvas 13 e 15 faz com que elas se pareçam espelhadas. Depois uma curva tripla para a direita que exige coragem e um bom posicionamento. Em seguida, mais uma curva para a esquerda e, então, o grampo que leva à reta de chegada."

Confira a programação para a etapa do WEC em Austin (horários de Brasília)

Sexta-feira - 20/9
7h15 às 8h45 - Treino livre 1
13h25 às 14h55 - Treino livre 2

Sábado - 21/9
6h40 às 7h40 - Treino livre 3
11h35 às 12h - Classificação

Domingo - 22/9
9h - Largada - 6 Horas de Austin






Sprint Race: Cascavel abre reta final de temporada 2013





Etapa paranaense vê adoção definitiva do sistema norte-americano de largada, volta de André Nicastro e estreia do piloto Edu Rocha

A Sprint Race se reúne neste fim de semana no circuito de Cascavel para a realização do antepenúltimo encontro da temporada e a penúltima rodada da Final Cup, minitorneio que dará R$ 30 mil ao vencedor em investimentos para o próximo campeonato.

Além da Final Cup e da briga pelo título na geral, outras duas novidades marcam a etapa do Oeste do Paraná: a adoção definitiva do sistema norte-americano de largada (onde os carros saem dos boxes já alinhados, dão duas voltas de apresentação e iniciam a prova) e as participações de André Nicastro, que competiu no ano passado, e Eduardo Rocha, que corre no Campeonato Brasileiro de Marcas.

"A expectativa é muito grande, uma vez que terei dois enormes desafios: primeiro o carro; depois, a pista, pois nunca andei em nenhum dos dois. Além ainda por ser uma categoria com carros iguais, a intenção é ser competitivo e brigar por uma boa posição. Vamos para cima!", comenta Rocha.

Na classificação geral, Gustavo Martins possui 148 pontos, 26 de vantagem para a dupla Gaetano Di Mauro/Guilherme Salas, enquanto Daniel Kaefer, Kau Machado e Marco Garcia/Guilherme Sperafico completam os cinco primeiros; já na Final Cup, Martins está empatado com Elias Azevedo em 45 pontos, sete à frente de Kau e Pedro Bianchini, empatados em terceiro, com Adolpho Rossi fechando o "top 5".

As duas corridas do fim de semana em Cascavel estão marcadas para as 9h20 e 13h30 (de Brasília). O Bandsports exibe as provas em sua programação. Confira os horários.

Treino Extra: sexta-feira (20), 15h20 às 16h00
Treino Livre 1: 10h13 às 11h15
Treino Livre 2: 14h50 às 15h30
Classificação 1: 17h05 às 17h15
Classificação 2: 17h25 às 17h35
Corrida 1: 9h20 às 9h50
Corrida 2: 13h30 às 14h00



Fórmula Júnior realiza sexta etapa em Guaporé neste final de semana





Rodada que será disputada no autódromo Nelson Luiz Barro tem previsão de 17 carros no grid

O autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS) recebe neste final de semana a sexta etapa da Fórmula Júnior, torneio organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e que conta com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Esta será a segunda vez que a cidade recebe o torneio, que é o primeiro passo para pilotos que pretendem seguir carreira em categorias de monopostos.

Uma das novidades da sexta rodada é o aumento do número de carros no grid de largada, pulando de 13 para 17. Devido a grande demanda de pilotos que pretendem participar das provas do campeonato, a CBA repassou carros que estavam com outras federações estaduais para a FGA, que organizou todo o processo de restauração dos veículos para que eles pudessem ter condições de uso. Para o próximo ano, a categoria terá 23 vagas disponíveis em seu grid.

Após a realização de cinco rodadas duplas, a liderança do campeonato é de Victor Hugo Matzembacker, com 158 pontos, contra 94 do vice-líder Gabriel Robe. Lucas Alves completa a lista dos três primeiros colocados, com 87 pontos.

A programação da sexta etapa da Fórmula Júnior terá início neste sábado (21), com a realização dos treinos livres, além da tomada de tempo que define o grid de largada para a primeira corrida, que acontece no domingo (22), a partir das 9h15min. O encerramento da etapa também acontece no domingo, com a realização da segunda corrida às 12h35min.

O público que for ao autódromo Nelson Luiz Barro poderá ainda acompanhar as corridas da Fórmula 1.6, Copa Fusca e do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos.

Veja a programação da Fórmula Júnior em Guaporé:

Sábado - 21 de setembro
8h20min às 8h40min - primeiro treino livre
10h30min às 10h55min - segundo treino livre
13h50min às 14h15min - terceiro treino livre
16h40min às 16h55min - treino classificatório

Domingo - 22 de setembro
9h15min - primeira corrida
12h35min - segunda corrida


Kart: Campeonato Paulista encerrou com títulos e ótimos resultados para a Kart Mini



Mais tradicional fabricante de chassis do Brasil foi destaque em vários aspectos

No último final de semana, dias 14 e 15, o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, recebeu as duas últimas etapas do Campeonato Paulista, válidas também pela 13ª edição do Super Kart Brasil. E quem esteve na pista foi a Kart Mini, mais tradicional fabricante de chassis da história do kartismo nacional, que teve muitos motivos para novas comemorações.

Ao fim da mais importante competição estadual do kartismo brasileiro, três pilotos que competiram com chassi da Kart Mini sagraram-se campeões, enquanto que outros seis haviam conquistado o vice-campeonato. "Foram três títulos, muito importantes, e, além disso, pela quantidade de vices que conquistamos, conseguimos mostrar a competitividade do nosso chassi", avalia Rennê de Carvalho, da Kart Mini. "Se não ganhamos, somos vices, ou seja, estamos sempre disputando e, independente da categoria, a Mini mostra que seus produtos são sempre competitivos", completa.

Marcel Della Coletta, na Júnior Menor; Vitor Baptista, na Graduados; e Rodrigo Soares, na Sênior, foram os pilotos campeões paulistas que utilizaram o chassi Kart Mini em suas conquistas. Vanderlei Pacheco Júnior (Super Cadete), Edgar Bueno Neto (Júnior Menor), Matheus Marini (Sprinter), Felipe Guimarães (Graduados), Danilo Dirani (Shifter) e Márcio do Lago (Super Sênior) levaram a fabricante ao vice na competição.

As conquistas da Kart Mini no final de semana em Interlagos equivaleram a 33,3% do total de títulos e a 66,6% dos vices em disputa. E, além destes, outros pontos importantes podem ser destacados, como uma dobradinha no resultado final da Júnior Menor, com Marcel Della Coletta e Edgar Bueno Neto, e os quatro primeiros da Graduados competindo com Kart Mini: Vitor Baptista, Felipe Guimarães, Olin Galli e Vinícius Papareli.

Por fim, como o Campeonato Paulista é evento classificatório para a Copa das Federações -promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo -, a Kart Mini comemora também o fato de ter equipado nove dos 18 pilotos classificados para a competição, que será realizada em dezembro no Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina.

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Copa Noturna da Amizade: Líder em duas categorias, Guastamacchia quer ainda mais folga




Jovem lidera com muita folga a Força Livre e quer ampliar a liderança na Shifter, dos velozes karts com marcha

A Copa Noturna da Amizade de Kart terá uma novidade na sua oitava etapa, entrando na reta final do certame de 10 provas sempre disputado no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra (Barueri/SP). As provas serão realizadas no início da tarde deste domingo (22/9), ao invés de sábado à noite. A categoria 2 Tempos/ Força Livre será disputada a partir das 12 horas, a 4 Tempos às 13 horas e encerrando a programação a Shifter começa às 14 horas.

"Pra mim não muda nada. E no kart só muda mesmo a carburação, de acordo com a temperatura e pressão atmosférica no momento da corrida. Vou com a mesma confiança de sempre, e disposto a vencer novamente na Força Livre e na Shifter para somar mais pontos na frente", dita o jovem kartista Cláudio Gustamacchia (Ipiranga/Volkswagen/Nimix Monitoramento), líder do campeonato nas duas categorias em que compete.

Na categoria Força Livre 2T Cláudio Guastamacchia tem uma larga vantagem sobre o vice-líder Ricardo Arantes, já que das sete provas já disputadas, ele venceu seis etapas, conquistou quatro pole positions e estabeleceu a volta mais rápida em seis oportunidades. Com isto, mesmo que Guastamacchia não pontue nesta etapa ainda ficará com muita folga na frente, e não precisa vencer mais nenhuma corrida, já que contabiliza 163 pontos contra 32 de Arantes.

"Como sempre vou com disposição para brigar pela pole position, vitória e melhor volta. Tenho um chassi e motor bem preparados e isto me dá mais confiança para ir atrás do meu primeiro título na Força Livre", planeja Claudinho, de apenas 15 anos de idade.

Já a categoria de karts com marcha está extremamente competitiva e equilibrada nesta temporada, apresentando seis vencedores diferentes em sete etapas. O único piloto com duas vitórias na Shifter Graduados é Cláudio Guastamachia, que lidera com 114 pontos, apenas dois de vantagem sobre Fernando Baroudi. Os outros pilotos que já venceram além de Guatamacchia e Baroudi são Giulliano Forcolin, Adriano Buzaid, Alan Synthes e Matheus Iório.

"O negócio está duro na Shifter. Nestas três últimas corridas tenho que voltar a brigar pela vitória, já que a última que venci foi na quinta etapa. Vou tentar largar mais na frente para fugir do tráfego e das confusões e pontuar bem para ampliar a minha liderança", analisou o bicampeão da categoria, que soma 114 pontos na ponta.

"Estamos trabalhando forte para que o Claudinho se dê bem. Os karts e motores foram revisados e tenho certeza que ele estará brigando pela vitória nas duas categorias. Ainda não tem nada definido, mas ele está caminhando para dois títulos na temporada", definiu Ricado Serata, chefe da equipe Ipiranga/Volkswagen/Nimix Monitoramento. 

Os cinco primeiros na classificação da categoria 2 Tempos Força Livre após 7 etapas: 1) Cláudio Gustamacchia, 163 pontos; 2) Ricardo Arantes, 32; 3) José Feliciano, 29; 4) Fabiano Augusto, 26; 5) Matheus Spacca, 22.
Os cinco primeiros na classificação da categoria Shifter Graduados após 7 etapas: 1) Cláudio Guastamacchia, 114; 2) Fernando Baroudi, 112; 3) Giulliano Forcolin, 100; 4) Adriano Buzaid, 71; 5) Bruno Cunha, 67.

Cláudio Guastamacchia é apoiado por Ipiranga/Volkswagen/Nimix Monitoramento.




Visite: www.ipiranga.com.br
www.vw.com.br
www.ipirangashop.com
www.kmdevantagens.com.br
www.nimix.com.br

Programação e Quadro de Horários - Rally Cascavel 2013.



Rally Cascavel 2013
26 a 29 de Setembro de 2013.
Autódromo Zilmar Beux de Cascavel

Quadro de Horário Oficial
http://rallyecascavel.com.br/regulamento/201309180816478.pdf


Programação:
23/08/2013 08:00 hs. Abertura das Inscrições
23/09/2013 22:00 hs. Encerramento das Inscrições 
26/09/2013 08:00 hs. Abertura Parque de Apoio
13:00 hs. Abertura Secretaria de Prova
20:00 hs. Fechamento Secretaria de Prova
20:00 hs. Jantar de Confraternização
27/09/2013 08:00 hs. Abertura da Secretaria de Prova e Reconhecimento das Especiais
08:30 hs. Reunião Geral Organização
09:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x4
10:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x2
13:00 hs. Início Shakedown Veículos 4x414:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x4
14:01 hs. Inicio Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs. Divulgação Ordem de Largada
18:30 hs. Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla) 
19:00 hs. Fechamento Secretaria de Prova
19:30 hs. Parque Fechado Largada Promocional
20:00 hs. Início Largada Promocional
21:00 hs. Reunião Geral Organizadores Rally
28/09/2013 08:00 hs. Abertura Secretaria de Prova
08:00 hs. Parque Fechado
09:00 hs. Largada Primeiro Carro
15:00 hs. Encerramento Especiais
17:00 hs. Parque Fechado
17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização
17:00 hs. Fechamento Secretaria de Prova
29/09/2013 08:00 hs. Abertura da Secretaria de Prova
09:00 hs. Início Especiais
14:00 hs. Encerramento Especiais
15:00 hs. Vistorias
15:30 hs. Rampa de Premiação

Divulgação Clube de Rallye de Cascavel
Foto: Divulgaçao Equipe XRC

Kart: Felipe Drugovich sagrou-se vice-campeão do Super Kart Brasil 13 na categoria Júnior



Provas foram em Interlagos, mesma pista onde o paranaense foi campeão brasileiro em 2011

O último final de semana foi de intensas movimentações no lendário Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Entre os dias 14 e 15 mais de 100 pilotos estiveram presentes para a disputa da 13ª edição de um dos mais importantes eventos do kartismo nacional, o Super Kart Brasil, cujas quatro provas tinham validade também para as duas últimas etapas do Campeonato Paulista de 2013.

Dentre eles estava o paranaense Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma), que dois anos antes conquistara neste mesmo kartódromo o título de campeão brasileiro da categoria Cadete. Agora na Júnior, que reuniu 13 competidores, o piloto começou a competição de uma forma muito positiva, dominando todos os seis treinos realizados.

O domínio do representante de Maringá (PR) permaneceu por todo o sábado, primeiro dia de atividades oficiais, quando Felipe Drugovich marcou a pole position e venceu as duas baterias. Foram provas difíceis, em que o paranaense perdeu posições e depois as recuperou, recebendo a bandeirada em primeiro, mesma posição em que subiu no pódio da penúltima etapa do Campeonato Paulista.

No domingo, um dia de grandes expectativas para Felipe Drugovich conquistar o tetracampeonato no Super Kart Brasil, o paranaense começou bem sua participação, garantindo o segundo lugar no grid de largada, apenas 60 milésimos de segundo atrás do pole. Nas provas, no entanto, Drugovich sentiu a perda de rendimento de seu motor nas duas baterias.

Ao fim das quatro baterias disputadas, e após a soma dos pontos, Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) sagrou-se vice-campeão da 13ª edição do Super Kart Brasil. E no Campeonato Paulista, mesmo não tendo disputado uma rodada dupla, terminou em 4º.

"Como resultado final esperávamos o título, principalmente em razão daquele domínio que o Felipe estabeleceu. Mas, se analisarmos o domingo, pode-se afirmar que o vice foi um bom resultado", explica Claudio Drugovich, tio de Felipe.

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

JORNAL DO AUTÓDROMO

Jornal dos Vales - notícias