Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Disputa pela liderança do Moto 1000 GP envolve três brasileiros e três estrangeiros





Pilotos preparam-se para sexta etapa em Santa Cruz do Sul visando reduzir da vantagem do argentino Ribodino, campeão de 2012

  Colocando em disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade de 2013, o Moto 1000 GP terá neste domingo (20) as corridas da sexta de suas oito etapas. O evento no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) vai determinar, nas cinco categorias em disputa, a relação dos pilotos que vão disputar os títulos. É a terceira vez que a cidade recebe o Moto 1000 GP, tendo figurado nos calendários de corridas de 2011 e 2012.

A GP 1000, categoria principal do Brasileiro de Motovelocidade, destaca em sua tabela de classificação os efeitos da internacionalização intensificada no ano passado. As seis primeiras posições são ocupadas por pilotos de três países. Neste grupo, três competidores brasileiros apresentam-se motivados para a disputa pelo título que foi de Alan Douglas, da Pitico Race, em 2011 e de Luciano Ribodino, da Alex Barros Racing, em 2012.

É o próprio Ribodino quem comanda a tabela de classificação depois de cinco das oito etapas. A primeira metade do campeonato foi marcada por duas vitórias e dois segundos lugares do argentino. Na quinta etapa, em setembro, foi quinto colocado, resultado que o elevou a 93 pontos. Com 31 de vantagem, “Lucho”, piloto da província de Córdoba, assegura a manutenção da liderança com qualquer resultado na corrida em Santa Cruz do Sul.

O argentino da Alex Barros Racing, contudo, reconhece a necessidade de manter a média das primeiras etapas, dada a disposição demonstrada por seus adversários para reverterem a matemática da disputa pelo título nas três etapas decisivas. Dois brasileiros, ambos da cidade paranaense de Londrina, são seus adversários mais próximos na tabela – Diego Faustino e Wesley Gutierrez, que somam 62 e 61 pontos, respectivamente.

Para Faustino, que defende a Petronas Eurobike SBK Team pilotando uma BMW S1000RR – mesmo modelo utilizado pelo líder Ribodino, – a etapa em Santa Cruz do Sul resgata um retrospecto significativo. Foi no circuito de 3.530 metros da cidade gaúcha que ele obteve suas duas primeiras vitórias no Moto 1000 GP, na rodada dupla de 2011, ano em que foi vice-campeão tendo registrado ainda quatro segundos e três terceiros lugares.

Faustino abriu o campeonato atual com o terceiro lugar em Interlagos e foi quarto em Pinhais. Sem pontuar na volta da categoria a Interlagos, reagiu com a vitória em Cascavel. A quinta etapa, no autódromo paulista, foi oitavo. Enquanto isso, Gutierrez, com a Kawasaki ZX10-R da Motonil Motors, subia ao pódio em terceiro, mesmo resultado da passagem anterior da GP 1000 por São Paulo – ele já havia ido ao pódio em Curitiba, em segundo lugar.

O português Miguel Praia, que estreia no Moto 1000 GP com a Honda CBR 1000R da Center Moto Racing Team, conquistou na corrida de setembro seu primeiro pódio, em segundo. Assim, subiu para quarto na classificação do campeonato, com 53 pontos. Está dois à frente de Danilo Lewis. O paulista, piloto da Kawasaki da RC3 Brasil-PRT, mostra-se otimista quanto à chance de vencer pela primeira vez – tem dois terceiros lugares em 2013.

O grupo dos seis primeiros na GP 1000 é composto por outro argentino. Diego Pierluigi, que venceu a etapa de 2012 em Santa Cruz do Sul pelo Team Spolier, estreou na temporada atual já em sua terceira etapa. Foi segundo em Interlagos, décimo em Cascavel – onde teve problemas mecânicos – e venceu a corrida do mês passado em Interlagos, com a Kawasaki da JC Racing Team. Bem cotado a novas vitórias, aparece em sexto com 49 pontos.

As motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e, como óleo lubrificante, o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus de competição às equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.






Para correr no Moto 1000 GP, Sergio Fasci abre mão do Latino-Americano no Uruguai




Terceiro na tabela da GP 600, piloto argentino prioriza o Brasileiro de Motovelocidade visando título e projeto de competição para 2014

  A realização da sexta etapa do Moto 1000 GP Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), neste domingo (20), levou o argentino Sergio Fasci a uma opção. Terceiro colocado na classificação da categoria GP 600, o piloto da MG Bikes Yamaha Racing confirmou sua participação na corrida válida pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, abrindo mão, para isso, de disputar o Campeonato Latino-Americano de Velocidade.

Sergio Fasci atuou no Latino-Americano nas duas últimas temporadas. As provas da edição de 2013 serão disputadas também neste fim de semana no circuito de El Pinar, no Uruguai. “Correr em El Pinar seria importante, mas a minha prioridade é correr no Brasileiro de Motovelocidade, que é bem melhor organizado e estruturado e é onde eu pretendo dar sequência ao meu projeto na motovelocidade para o próximo ano”, declarou.

A busca pelo título brasileiro da categoria GP 600, missão em que conta com apoio da Yamaha do Brasil, faz parte do plano de Sergio Fasci de ter, na temporada de 2014, o que define como “uma superequipe”. “Estou trabalhando para ter apoio de 100% da marca aí no Brasil, em conjunto com a Yamaha da Argentina, para estar na categoria principal”, revela. Fasci chegará a Santa Cruz do Sul na quinta-feira (17), véspera dos primeiros treinos da etapa.

Fasci iniciou a temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade com vitória no autódromo paulista de Interlagos. Ele não participou da segunda etapa, em Pinhais, e voltou ao Moto 1000 GP na terceira etapa, novamente em Interlagos, onde venceu e acabou desclassificado por questão técnica. Depois do quarto lugar em Cascavel, na quarta etapa, voltou a comemorar uma vitória na quinta etapa, também disputada em Interlagos.

Os resultados conferem a Fasci 56 pontos na classificação da GP 600 – ele empata em terceiro lugar com o paulista Dudu Costa Neto, da Rush Racing Team. O líder é o gaúcho Rafael Bertagnolli, da BSB Motor Racing, que soma 82 pontos em campanha comandada por três vitórias consecutivas. O segundo é o paranaense Ademilson Peixer, da equipe Moto3, que pontuou em todas as etapas e subiu ao pódio duas vezes em segundo lugar.

As motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e, como óleo lubrificante, o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus de competição às equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.



Equipe de Brasília defende liderança do Moto 1000 GP em Santa Cruz do Sul



BSB Motor Racing comanda categoria GP 600 com o piloto Rafael Bertagnolli e aparece em quarto na GP Light com Henrique Castro

  Rafael Bertagnolli chega à sexta etapa do Moto 1000 GP, que terá a sua corrida neste domingo (20) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), na liderança da GP 600, com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder paranaense Ademilson Peixer, da Moto 3 Racing Team. Gaúcho da cidade de Santa Maria e piloto da equipe brasiliense BSB Motor Racing, Bertagnolli se diz motivado por correr “em casa”. “Nós todos da equipe estamos confiantes para a corrida de Santa Cruz do Sul. Estamos focados no Campeonato Brasileiro, em pontuar, manter a regularidade”, explica.

Décimo colocado na quinta etapa, disputada no autódromo paulista de Interlagos no dia 22 de setembro, Bertagnolli prevê uma situação melhor para a corrida de domingo. “A equipe, que é de Brasília, está comigo trabalhando nas motos há quase uma semana para acertar detalhes. A pista de Santa Cruz do Sul exige um tipo mais macio de pilotagem e uma moto bem regulada”, explica ele, que é companheiro de Henrique Castro, piloto que defende as cores da BSB Motor Racing na categoria GP Light.

Apesar de liderar sua categoria, Bertagnolli diz não sentir a pressão de correr “em casa”, como definiu, e promete uma corrida tranquila diante de sua torcida. “A torcida gaúcha é sempre receptiva e gosta da motovelocidade. Vamos ter autódromo lotado, com a presença da minha família e amigos. Estou bastante sossegado, talvez possa dizer que nunca estive tão bem nessa temporada como estou me sentidno agora”, garantiu.

A corrida no traçado de 3.530 metros de Santa Cruz do Sul será a sexta das oito etapas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Na sexta-feira (18) será dado início aos treinos livres, com as tomadas de tempo definindo as posições na tarde do sábado (19). A programação de domingo destaca as corridas das cinco categorias do Moto 1000 GP.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.



Ônibus para Autódromo

6ª ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE MOTO 1000 GP




A empresa Stadtbus disponibilizará um ônibus especial para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade Moto 1000 GP, que será realizado no próximo domingo, 20, no Autódromo de Santa Cruz do Sul. O ônibus sairá às 10 horas do trevo de acesso de Monte Alverne/Boa Vista e percorrerá o seguinte itinerário: Av. Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, Av. dos Cristais, Av. Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, Acesso Grasel, Cel. Oscar Jost, Av. Sen. Alberto Pasqualini, Rua Augusto Spengler, Av.João Pessoa, Rua Dona Flora, Rua São Luís, Av. Independência, Rua Oscar Hugo Martin (até salão Cardoso), Av. Independência, Rua São José, Trav. Erico Veríssimo, BR-471, Av. Gaspar Bartolomay, Rua São José, Rua Amazonas, Rua Princesa Isabel, Rua Felipe Jacobus, Rua da Pedreira, BR-471 e Autódromo. O retorno está previsto para as 15 horas.


-- 
Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social
Assessoria de Comunicação

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Últimos dias para o credenciamento de imprensa do Moto 1000 GP para etapa de Santa Cruz do Sul




Solicitações devem ser encaminhadas por e-mail e entrega das credenciais será feita no centro de imprensa no autódromo nos dias 18 e 19

  A temporada de 2013 do Moto 1000 GP volta ao Rio Grande do Sul no mês de outubro. A sexta e antepenúltima etapas da competição terá no traçado de 3.530 metros do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) as corridas de todas as suas categorias – GP 1000, GP Light/GP Máster, GP 600 e GPR 250. O Moto 1000 GP, homologado neste ano como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, cumpre a terceira temporada de sua existência.

A programação de treinos livres em Santa Cruz do Sul será desenvolvida na sexta-feira (18) e no sábado (19), dia reservado às tomadas de tempos classificatórias. As corridas acontecerão no domingo (20). O credenciamento dos jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vão atuar na cobertura jornalística da etapa já está em andamento e é coordenado pela Grelak Comunicação, agência jornalística que responde pela assessoria de imprensa do Moto 1000 GP.

As solicitações de credenciamento devem ser encaminhadas por e-mail até 17 de outubro para imprensa@moto1000gp.com.br, com indicação dos nomes dos profissionais, dos veículos de comunicação, e-mail e número de telefone para contato. Os pedidos serão respondidos no menor espaço de tempo possível e a entrega das credenciais acontecerá no centro de imprensa do Moto 1000 GP no autódromo, na sexta (20), 9h às 17h, e no sábado (21), 8h às 12h.

O acesso de fotógrafos e cinegrafistas à pista para cobertura de treinos e corridas estará condicionado ao uso do colete específico que lhes será entregue após participação obrigatória no briefing com a direção de prova e a assessoria de imprensa do Moto 1000 GP. Esse briefing será aplicado na sexta-feira, às 11h. Os profissionais que não estiverem presentes terão a opção de participar de um segundo briefing, marcado para as 8h do sábado.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, Airfence Brasil, HPN Racing, Denko e Peterlongo.

Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Equipe Sanderson/Grelak Comunicação




Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

JORNAL DO AUTÓDROMO

Jornal dos Vales - notícias